O transporte é o fator invisível por trás de todos os produtos que adquirimos. Ao encomendar algo, seja para a empresa ou para uso pessoal, quase não nos lembramos dos milhares de quilômetros que aquela mercadoria percorreu antes de chegar ao seu destino final.

Assim, o transporte só é lembrado quando ocorre algum problema e, é bom que seja assim, é bom que o transporte fique quase invisível, deixando que as pessoas e empresas foquem nos produtos, naquilo que é primordial à sua atividade. Neste texto vamos elencar 5 critérios a serem avaliados em uma empresa de transporte, para que você escolha a melhor opção para a sua necessidade.

Critério 1 – Reputação

Assim como nas demais áreas, a reputação é essencial na contratação de uma empresa de transportes. Nada sai mais barato que o teste feito por um terceiro, utilizar a experiência de outros contratantes para atestar a qualidade de um prestador de serviços é imprescindível na contratação de fretes.

Busque escolher empresas que já tenham um bom nome consolidado no mercado e que sejam recomendadas por seus clientes, faça contatos com conhecidos e veja se a experiência que tiveram com a empresa de interesse foi satisfatória. Veja também se há reclamações constantes e processos sendo movidos contra a empresa em função de má prestação de serviços. Assim, boa parte do caminho da contratação certeira já terá sido percorrido.

Critério 2 – Prazo de Entrega

Após avaliar a reputação, compare os prazos de entrega das empresas cotadas. Hoje em dia, tempo é tudo, verifique se os prazos de entrega apontados são aceitáveis para sua necessidade e é claro, verifique também se a empresa costuma cumprir os prazos de entrega.

É aceitável que haja atrasos na entrega por questões extra operacionais, como greves, fechamento de estradas, paralisação do fornecimento de combustível etc. Mas atrasos por questões contornáveis via gerenciamento interno não são desejáveis, assim, veja se o prazo é adequado e se seu cumprimento é bem feito pelas empresas cotadas.

Critério 3 – Seguro de Cargas

Outro critério importante é o do seguro de cargas. Acidentes, extravios e roubos são eventualidades com as quais temos de lidar e, a melhor forma de tratar tais intercorrências é através do seguro. Portanto, verifique qual é a cobertura do seguro de cargas utilizado e se a seguradora contratada possui boa reputação no mercado de logística.

Critério 4 – Suporte ao Cliente

Muito importante também é o suporte ao cliente. De nada adianta a empresa possuir uma boa estrutura operacional, se ela deixa seu cliente às cegas ao longo do processo de transporte e armazenamento. Um canal por onde se pode obter informações precisar acerca das cargas e demais questões envolvidas no frete é essencial. Não é bom que se perca tempo procurando informações com diferentes pessoas na transportadora, velocidade e responsividade é tudo.

Critério 5 – Preço

Por fim é extremamente importante que a empresa consiga conciliar os critérios anteriores com aquele que é o principal aliado das empresas, o preço baixo. Preços mais altos são justificáveis apenas quando as outras características do serviço tornam o custo geral para a empresa, menor. Assim, veja se a empresa cotada é capaz de ofertar serviços de qualidade aliados a um preço competitivo e vantajoso para sua empresa.

Não é uma tarefa das mais simples, encontrar uma empresa que conte com notas altíssimas em todas as características citadas, mas sua empresa pode começar pelos principais participantes de cada mercado, como é o caso da Targg Logística. São anos de experiência, alta capacidade de entrega e preços competitivos nos mercados em que atua.

Comentar