Que produtos precisam ser devidamente embalados, não é surpresa para ninguém. A grande questão é que existem muitos produtos sensíveis às externalidades do processo de transporte e armazenamento como calor, frio, agitação, etc. Neste texto, vamos falar sobre como embalar produtos delicados para transporte, de forma a evitar problemas com a encomenda.

Cuidado com a armazenagem

É ideal separar os produtos frágeis dos resistentes nos locais de armazenamento. Assim, você evitará manusear materiais delicados como se fossem resistentes. Por exemplo, seria prudente colocar caixas com almofadas em cima de outras que contém copos? Certamente não, o ideal é separar por local as caixas de materiais resistentes e frágeis. Pense que sua caixa será manuseada por muitas pessoas ao longo do processo logístico e que é melhor preparar tudo de forma que cada pessoa agindo em “modo automático” não danifique nada.

A embalagem adequada

Após pensar corretamente no local de armazenamento das caixas é hora de pensar de fato nas caixas ou embalagens a serem utilizadas. É necessário lembrar também que há inúmeros acessórios que auxiliam muito a segurança do processo de transporte e armazenamento. Boas escolhas nessa fase, reduzem muito a chance de quebras e incidentes indesejados.

Comece pelo tamanho, evite colocar produtos pequenos em caixas largas ou produtos grandes (mas sensíveis) em caixas muito apertadas. Neste último caso, é bom que haja um espaço de “respiro” a ser preenchido com espuma, papel ou outro material que permita o amortecimento dos impactos do transporte.

Outra coisa a se escolher é o material da embalagem. Embora as caixas de papelão sejam muito comuns, há outros tipos de embalagens como caixas de madeira, sacos plásticos, papel bolha, etc.. O ideal no caso de produtos frágeis é que o material da embalagem absorva impactos ou permita que haja uma combinação de materiais que cumpram esta tarefa. Há também o caso de materiais sensíveis ao calor, que devem ser armazenados em caixas térmicas que podem ser feitas de materiais plásticos ou isopor.

Embalagem individual

Antes de acomodar os produtos delicados em caixas, procure embalá-los individualmente em material que os proteja do impacto de uns contra os outros. Em caso de vidros por exemplo, pode ser adequado envolver cada peça em plástico bolha, tecidos, espumas ou materiais semelhantes, de forma que as peças não se toquem durante o transporte.

Explicite a fragilidade

Muita gente se esquece dessa regra básica. Você pode escrever, adesivar ou fazer outras ações na embalagem que deixe muito claro a qualquer pessoa que a veja, que o conteúdo é material frágil. Quanto mais frágil for o material, maior deverá ser sua atenção na identificação do conteúdo, podendo-se usar cores para chamar a atenção dos manuseadores.

Conte com empresas especializadas

Você pode contratar empresas especializadas em embalagem, transporte e armazenamento, isso é uma boa prática logística. Mas neste texto, estamos considerando que você mesmo fará a embalagem e que a empresa de logística fará apenas o armazenamento e transporte do produto. Desta forma, tente contar com empresas altamente conceituadas no mercado, como é o caso da Targg Logística que possui vasta experiência em transporte e armazenamento de materiais sensíveis de todos os tipos. Contratar empresas sem a devida qualificação pode sair caro quanto o assunto é levar materiais sensíveis de um ponto a outro.

Comentar