Em um país de dimensões continentais como o Brasil, encontrar transportadoras é quase uma rotina para milhares de empresas todos os dias. Em muitos dos casos, as especificidades dos envios são tão grandes que a carga passa por várias transportadoras até chegar ao destino final.

Neste artigo, vamos lhe dar algumas dicas sobre como encontrar uma transportadora que atenda às necessidades de sua empresa e resolva seu problema de demanda logística, siga as dicas.

Procure Indicações

Apesar das modernas ferramentas de buscas, comparativos diversos e propagandas de todo tipo, a boa e velha indicação ainda é um grande aliado de quem deseja embarcar uma carga. Isso ocorre porque o serviço de transporte é algo que deve ser escolhido de maneira criteriosa e, apoiar-se em experiências de outras empresas é sempre mais vantajoso que testar vários prestadores de serviço por conta própria.

Então, é sempre bom verificar se algum parceiro ou cliente já possui relacionamento com alguma transportadora e se ela vem prestando um bom serviço a preços competitivos, um sinal vermelho por parte de seus contatos pode te livrar de sérios problemas com sua carga.

Busque pelo tipo de carga

Agora, se você já está na internet procurando por transportadoras, o ideal é começar buscando pelo tipo de carga que se pretende transportar. Apesar de existirem empresas que atuam nos mais diversos segmentos do transporte, dificilmente você encontrará uma que atenda a todos eles. Muito pelo contrário, é mais provável que você encontre transportadoras especializadas em cargas refrigeradas, granéis, químicos, alimentos etc.

Por isso, busque pelo tipo de carga para que você encontre a empresa que atenda à sua necessidade, isso lhe poupará tempo, pois evitará que você faça cotações com transportadoras que nem sequer podem prestar o serviço que você procura.

Verifique o atendimento ao destino desejado

Outra coisa com a qual você deve se importar em sua busca é o atendimento ao destino pretendido. As transportadoras geralmente possuem várias bases de trabalho distribuídas ao longo do território atendido, essas bases podem ser próprias ou de parceiros, cada base atende às cidades ao seu redor com os serviços de coleta inicial e entrega final de mercadorias.

Se você pretende entregar um produto no interior de Minas Gerais, mas sua transportadora possui uma base que atende apenas a capital, provavelmente o serviço não será prestado. Assim, além de buscar pelo tipo de carga a ser embarcada, busque também pela localidade de origem e destino, para verificar se as localidades são atendidas. Para todos os efeitos, as transportadoras cotadas irão lhe informar se o destino é atendido ou não, no ato da cotação do frete.

Compare as condições do frete

Uma vez encontradas as transportadoras é hora de comparar as condições de frete oferecidas. Geralmente verificamos os dados de preço do serviço e prazo de entrega, mas, além disso é bom verificar também algumas outras questões como o seguro de cargas e a reputação da empresa. Pense que muito mais importante que uma boa oferta é uma boa entrega de serviços. Assim, coloque as propostas lado a lado e verifique-as também de forma qualitativa, não apenas quantitativa.

Preze pela qualidade

Como citamos no tópico anterior, o frete não deve ser escolhido unicamente por seu preço e prazo de execução, a qualidade também é fundamental. Por qualidade, entenda a atualização de status da carga, o seguro oferecido, a confiabilidade de que o prazo será cumprido, o cuidado com o material transportado etc. Muitas empresas novatas acabam entrando no mercado com ofertas agressivas, apoiadas em estruturas de baixo custo operacional.

Ocorre que em muitos dos casos, a busca por custos excessivamente baixos acaba forçando o trabalho a condições de qualidade inferiores em termos de tecnologia, mão de obra etc. Por isso, preze também pelo “know-how” e tecnologia empregados no serviço ofertado, como é o caso da Targg Logística, empresa com anos de atuação e qualidade reconhecida pelo mercado em todos os segmentos em que atua.

Comentar