Foi-se o tempo em que as empresas e pessoas físicas depositavam sua carga nas transportadoras e só recebiam notícias da encomenda quando ela fosse entregue ao destinatário. Hoje, os sistemas de rastreamento permitem que cada cliente monitore a todo instante o status de sua carga. Mas você sabe como funcionam os sistemas de rastreamento da transportadora? Neste artigo nós lhe contaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é o rastreamento de transportadora?

Quando se fala em rastreamento, a imagem que vem à mente é a de um técnico operando e monitorando pontos em uma tela de radar. Contudo, no caso dos transportes, quando se fala em rastreamento, o que se está querendo abordar é o último status de uma determinada carga, ou seja, se ela já deixou o galpão base, se está em transferência, se já saiu para entrega ao destinatário etc.

As transportadoras atuais podem contar com diversos sistemas de rastreamento, desde o monitoramento de romaneios feito pelo software de gestão de transportes, chegando até mesmo ao monitoramento em tempo real por GPS de todas as cargas transportadas.

Rastreamento por romaneios

O sistema de rastreamento mais comum é o de romaneios, feito pelo software de gestão de transportes de cada empresa. Caso você não saiba o que é um romaneio, nós explicamos: o romaneio é basicamente uma lista com todas as cargas que estão sendo transportadas em um dado lote, ele fica associado à uma unidade de processamento de carga ou veículo.

Assim, logo que sua carga é coletada, ela é inserida em um romaneio que fica atrelado a um veículo ou unidade de processamento de cargas. Todas as movimentações realizadas nas cargas do romaneio gerarão uma notificação de mudança de status da carga: se chegou à base da transportadora, se está em transferência para a base destino, se já saiu para a entrega final ao destinatário etc.

O rastreamento por romaneios é o mais comum a todas as empresas de transportadoras, quando você entra no site para pesquisar o status de sua carga, o que aparece lá é a última atualização feita na carga em questão.

Rastreamento em tempo real

O rastreamento em tempo real é mais avançado e, geralmente utilizado por empresas que trabalham com grandes volumes e processamento automático de cargas. O rastreamento em tempo real utiliza o sistema de GPS e mostra inclusive a localização da carga em tempo real. Além do mais, o sistema é capaz de integrar as unidades de transporte e processamento interno de cargas, fornecendo informações precisas até mesmo sobre o horário em que a carga deverá chegar ao destinatário.

Grandes empresas que operam enormes cadeias logísticas como a Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre já possuem sistemas capazes de atualizar o status de processamento e entrega de uma carga considerando até mesmo a situação do trânsito, acidentes, paralisação de uma máquina nos galpões de separação etc.

Já há categorias específicas de produtos que são entregues em até 1 hora pela Amazon dentro da cidade de Nova York e aqui no Brasil, o Magazine Luiza vem investindo fortemente em seu sistema de entregas no mesmo dia, exigindo o máximo das tecnologias de rastreamento de cargas.

Como rastrear sua carga

Para o cliente, fica cada vez mais fácil rastrear sua carga, basta acessar o painel de controle disponibilizado pela transportadora escolhida e inserir seu código de rastreamento para verificar o status de sua mercadoria. No caso da Targg Logística, basta acessar a sua Área do Cliente.

Comentar