Se você possui um e-commerce ou pretende abrir um e-commerce, o assunto do frete certamente deve estar na sua pauta trabalho. De fato, como integrar o e-commerce à uma transportadora é um dos temas mais buscados, principalmente por quem está começando no negócio de venda online.

Neste artigo, vamos lhe dar algumas dicas acerca da integração e também, explicar como funcionam as ferramentas mais modernas deste mercado.

O problema do frete no e-commerce

Sabemos que hoje, 82% dos carrinhos são abandonados nas lojas virtuais. Sabemos que parte disso é devida à questão de preços, condições de pagamento etc. mas parte significativa também é devida às condições de frete. Se o frete ficar muito caro ou muito demorado, o cliente simplesmente desiste da compra.

Integrando o e-commerce à uma transportadora

Hoje, seria risível pensar em um e-commerce que fornecesse preços dos produtos e no final do processo de compra, exibisse um telefone ou e-mail para o cliente entrar em contato para que sejam enviadas as condições de frete. Ao invés disso, os e-commerces de ponta exibem uma janela para cálculo automático de frete a partir do CEP do cliente e, alguns mais avançados, já informam o preço do frete junto à oferta dos produtos, o que é claro, só é possível quando se tem o cliente previamente cadastrado e logado na plataforma de vendas.

A integração à transportadora pode ser feita de três maneiras, as quais são dispostas a seguir:

1 – Integração manual – tabela estática

Neste modelo, a transportadora escolhida envia uma tabela de fretes fixa por CEP atendido. O gestor da plataforma cadastra essa tabela no sistema, que gerará as cotações dos fretes a partir dos valores previamente cadastrados;

2 – Integração automática – via API da transportadora

Algumas transportadoras fornecem APIs de integração, que funcionam como uma espécie de “chave” de acesso ao seu sistema interno. Uma vez integrada a API à plataforma de vendas, a cotação é feita de forma automática e as condições de frete, atualizadas pela própria transportadora

3 – Integração automática – via gateway de fretes

Hoje a opção mais avançada é a dos gateways de fretes, que são plataformas específicas que ligam a plataforma de vendas aos sistemas internos de múltiplas transportadoras de forma automática. Todos os dados são constantemente atualizados e o cliente tem muito mais opções na hora de escolher as condições de seu frete (preço, prazo etc.).

Cada plataforma possui um método de importação dos dados ou integração automática. Em geral, o procedimento é bastante simples, uma vez que as plataformas de venda avançaram muito em termos de interface do usuário.

As maiores plataformas de vendas como Shopify, Magento e Hybris, possuem tanto opções de integração manual quanto as do gateway de fretes, que pode ser escolhida com um simples botão. As indicações de postagem ou coleta de mercadorias são oferecidas conforme as informações que cada transportadora cadastrou previamente em seu sistema de integração.

O caso dos transportes de produtos específicos

Caso seu e-commerce venda produtos com especificidades que exijam um transporte diferenciado, como produtos farmacêuticos, alimentos etc. O ideal é ter parceria com transportadoras que façam um trabalho especializado e que já tenham reconhecimento pela prestação deste tipo de serviço, como é o caso da Targg Logística.

Em se tratando de comércio online, o ideal é prezar sempre pela eficiência e confiabilidade, pois a reputação é o ativo mais importante que uma empresa de internet possui.

Comentar