Uma das muitas áreas do mercado comumente citadas, mas sem uma definição clara é a logística. O que é uma empresa de logística? Ou ainda, o que é logística? São perguntas às quais muitas pessoas possuem respostas distintas, mas que precisam ser devidamente esclarecidas para o um melhor entendimento dos termos e de suas funções na economia

O conceito de logística

De um ponto de vista puramente conceitual, a logística pode ser definida como o processo de planejamento e execução do transporte e armazenamento de matéria prima ou mercadorias prontas, desde o ponto de origem até o ponto de beneficiamento ou consumo.

Em palavras mais curtas é uma espécie de “engenharia” de armazenamento e transporte de coisas, tentando fazer isso da forma mais eficiente possível, ou seja, realizando o máximo de tarefas com o mínimo de recursos. Nem todo transporte e armazenamento é logística, basta fazê-los à revelia do planejamento e da forma processual. A logística vem para dar uma racionalidade a todas estas tarefas.

O que é uma empresa de logística?

De acordo com o conceito que detalhamos, as empresas de logística serão todas as companhias envolvidas na cadeia de processos logísticos, seja na execução direta (transporte e armazenamento) ou indireta (fornecimento de consultoria, softwares, serviços especializados, seguros, etc.).

Muitas pessoas acreditam que empresas de logística são basicamente as transportadoras. Apesar de essas empresas representarem, de fato, a maioria das firmas do setor, elas são apenas as pontas da operação, intermediando serviços de outras milhares de organizações envolvidas no processo.

Com o aumento de complexidade das redes de distribuição de materiais e informações, muitas inovações foram implementadas no campo da logística, seja com startups que desenvolvem softwares avançados, georreferenciamento e até serviços de mapeamento e entrega por drones.

A internet também trouxe muitos novos participantes ao mercado logístico, já que o e-commerce é a categoria de vendas que mais cresce no país. Muitas empresas que antes eram apenas lojas virtuais, passaram a integrar o mercado logístico, como é o caso do Mercado Livre, que já possui uma vasta rede de galpões, frota própria e até aeronaves para distribuição aérea.

O que define a qualidade de uma empresa logística?

A qualidade de uma empresa de logística é definida pela responsividade de seus processos aliada a custos competitivos. A imprevisibilidade em logística é um fator mais preponderante que nos demais mercados, haja vista que muitas variáveis externas não previsíveis podem alterar o plano logístico original. Assim, boas empresas são aquelas que conseguem manejar com eficiência essas “intemperes” naturais do setor, sem é claro, deixar de lado a busca por custos baixos para o cliente.

Este é o caso da Targg Logística, que possui vasta expertise em diversos segmentos de transporte, inclusive em setores de alta sensibilidade como o farmacológico, onde a precisão é fundamental.

Os desafios da logística no Brasil

A estrutura logística do Brasil foi planejada e executada quase que integralmente pelo Estado brasileiro ao longo das últimas décadas, o que fez com que a configuração atual seja incompatível com a real necessidade do país. Em suas dimensões continentais e com longos rios navegáveis, seria excelente para o Brasil, poder contar com ferrovias de qualidade, bem como transporte aquático em larga escala. Mas a maior parte dos fretes é realizada pelo modal rodoviário.

A estrutura aeroportuária também decepciona, sendo poucas as cidades que possuem aeroportos com terminais de carga capazes de receber grandes aviões e processar grandes volumes de carga comercial e industrial. Por isso, as reformas no setor e a privatização da infraestrutura logística é tão desejada pelas empresas que atuam neste mercado.

Comentar